Olá, marketeiros! A fim de organizar meus estudos sou metódica e faço muitas anotações, por vezes preciso encontrar de forma rápida um termo específico para fazer uma citação ou referenciação. Resolvi listar aqui os termos e notas que julguei relevante de ter sempre a mão e que podem ser úteis para você também que está estudando marketing. 

Para os meus colegas de Pós-Graduação de Marketing e Mídias Digitais da FGV eu ainda coloquei ao final de cada citação a página da apostila em que ela aparece. No entanto, alguns termos são mencionados en passant e eu busquei a definição em outras fontes, devidamente sinalizadas, e alguns poucos caso resumi com as minhas palavras o meu entendimento.
Acredito que a melhor forma de usar essa listagem é usar o finder do Google (ctrl+f) e digitar na busca o termo que está procurando. 
Os termos e os trechos citados nesse post foram retirados da apostila Mobile Marketing escrita pela professora Diana Branisso, publicada pela FGV em 2022.
Fiz um post no meu LinkedIn com alguns desses termos, dá uma olhada lá se quiser baixar o pdf e aproveita se conecta comigo e deixa o seu comentário.
Mas se é a lista completa que você precisa, continue por aqui.
O que é Mobile Marketing?

“É parte da estratégia de Marketing da empresa, em uma jornada multi-telas com múltiplos pontos de contato. É o marketing aplicado aos dispositivos móveis. Segundo definição da Mobile Marketing Association (MMA, 2018), é um conjunto de práticas que permitem às organizações comunicar e engajar a sua audiência de um modo interativo e relevante, por meio de qualquer dispositivo ou rede móvel.”
BRANISSO, Diana. Mobile Marketing. 2022
--
“Atualmente, quase todos os países desenvolvidos têm, pelo menos, 90% de penetração de telefones celulares” (APP ANNIE, apud BRANISSO, 2022).
--
Termos de Mobile Marketing — parte 1

🔵MOBILE-FIRST
Se refere ao projeto que começa pela versão mobile, para então partir para versões maiores, como desktops e notebooks (Branisso, 2022 P.15)
🔵Mobile Friendly
Um site mobile friendly é uma página desenvolvida para tornar a experiência do usuário em dispositivos móveis tão positiva quanto na versão desktop.(CASAGRANDE, 2020)
🔵Mobile Only
Conceito no qual dispositivos móveis tornam-se não somente o principal, mas sim o único canal de relacionamento com o público. (Branisso, 2022 P.22)
🔵ASO (app Store Optimization)
🇧🇷: Otimização do aplicativo
A otimização do aplicativo visa melhorar a visibilidade do mesmo nas principais vitrines, buscando conseguir uma posição mais alta para o aplicativo nos motores de busca. É o que fará com que o seu aplicativo seja encontrado. (Branisso, 2022 P.24)
🔵media richness
🇧🇷: Riqueza de Informação.
Capacidade de comunicar informações ao cliente por meio de mensagens de texto, áudio ou vídeo, o que pode exigir um maior esforço cognitivo dos consumidores. (BRANISSO,2022 P.12)
🔵Responsive design
🇧🇷: Design Responsivo
entregar a mesma informação — útil e priorizada — para todo mundo. Um site que atenda à mentalidade de mobile-first precisa ser flexível, adaptável, simples, focado e funcional. (Lopes, 2017 P.14)
🔵ESTRATÉGIA Pull
A palavra pull em inglês significa “puxar”, caracterizando as notificações que dependem de uma solicitação para serem enviadas. (PATEL, 2019)
🔵ESTRATÉGIA push
Push notifications são mensagens enviadas visando iniciar alguma interação com os clientes. Em muitas situações, é necessário que o consumidor se cadastre para receber notificações (opt-in). (BRANISSO,2022. P.30)

🔵Top Retailers
Quando falamos de top retailers em relação a aplicativos, estamos nos referindo aos principais varejistas ou lojas que oferecem aplicativos móveis para seus clientes. Esses aplicativos são projetados para melhorar a experiência de compra e fornecer recursos adicionais, como navegação fácil, promoções exclusivas, notificações personalizadas e muito mais.
🔵killer apps
Um killer app, no jargão dos tecnólogos, é um programa considerado tão necessário, desejável, ou melhor, que os outros que, para muitos consumidores, justifica por si só a compra ou a adoção de um dispositivo tecnológico (APLICATIVO MATADOR, 2019).
🔵PWA (Progressive Web Apps)
São edições instaláveis das páginas web, com algumas melhorias e independência de navegadores com as vantagens de melhor usabilidade e permitir o envio de notificações push. (BRANISSO, 2022 P.15)
🔵AMP (Accelerated Mobile Pages)
São páginas de sites otimizadas para um carregamento simplificado e muito rápido quando acessadas via dispositivos móveis. (BRANISSO, 2022 P.15)
🔵API (Application Programming Interface)
É uma interface desenvolvida para um software conversar com outro software e realize um conjunto de ações predefinidas. (Branisso, 2022, P.84)

🔵html5
É a quinta e última versão principal do HTML, uma linguagem de marcação usada para estruturar e apresentar conteúdo na internet.
🔵acelerômetro
É o sensor de movimento do celular, que entende vibrações e movimentos do usuário como correr ou subir escadas (Branisso, 2022. P.15)

🔵Giroscópio
É o que permite determinar se o aparelho está apontado para cima ou para baixo. (BRANISSO, 2022. P.15)

🔵Showrooming
O consumidor procura o produto em lojas físicas, mas a compra ocorre no ambiente digital. A compra on-line pode ocorrer no mesmo varejista ou em um concorrente (Branisso, 2022. P.10)

🔵Webrooming
Procura do produto em lojas virtuais, mas transação ocorre em lojas físicas (Branisso, 2022. P.10)

🔵Click and collect
🇧🇷: clique e colete.
O cliente compra on-line, mas retira o produto em uma loja ou quiosque. Também conhecido como BOPUS buy online, pick up in store. (Branisso, 2022. P.11)

🔵Click and ship
🇧🇷: clique e leve.
O consumidor vê o produto na loja, mas compra pelo celular pela maior conveniência. (BRANISSO, 2022. P.11)

🔵thumb zone
🇧🇷: Área do dedão
Área confortável para usar os aplicativos no smartphone usando apenas uma das mãos. (BRANISSO, 2022. P.22)
🔵media queries mobile-first
As media queries são uma técnica do CSS3 que permite incluir um bloco de propriedades CSS somente se uma determinada condição for verdadeira. Elas são usadas para criar designs responsivos, ou seja, layouts que se adaptam a diferentes tamanhos de tela. (W3SCHOOLS, 2023)

🔵IOT (Internet of things)
🇧🇷: Internet das coisas
A utilização de dispositivos domésticos inteligentes que podem ser controlados por meio de um aplicativo tais como Smart TVs, termostatos, iluminação e outros aparelhos. (BRANISSO, 2022. P.25)

🔵dispositivo wearable
Os dispositivos wearables são dispositivos eletrônicos usados no corpo humano e interagem com outros dispositivos para transmitir ou coletar dados. Esses dispositivos são projetados para serem usados como acessórios ou ao longo do dia e são frequentemente chamados de vestíveis. (ARIMETRICS, 2020)
parte 02
🔵lbm (location based marketing)
O LBM, ou ações baseadas em geolocalização ou geofencing (perímetro de ativação), é um dos campos mais férteis para o Mobile Marketing. A geolocalização dá padrões únicos de comportamento do usuário, padrões estes que podem ser utilizados para segurança digital. (BRANISSO, 2022. P.39)
🔵mensageria mobile
Segundo Andrews et al. (2016, apud BRANISSO, 2022), promoções mobile envolvem qualquer informação que seja entregue por um dispositivo mobile e que ofereça uma troca de valor, com o objetivo de direcionar a um comportamento específico no curto prazo. Entre as características específicas da mensagem mobile, temos a portabilidade do dispositivo, a interatividade e o endereçamento individual da mensagem. As comunicações mobile podem ser entregues aos consumidores em diversos formatos, como SMS, mensagens por aplicativo, mídia social, e-mail ou notificações pull e push. (BRANISSO, 2022. P.27)
🔵multichannel
O marketing multichannel lida com um comportamento cross-channel, buscando em parte integrar o on-line e off-line, mas sem se preocupar com uma mensagem consistente em todos os pontos de contato. (BRANISSO, 2022. P.27)
🔵omnichannel
A abordagem omnichannel visa passar uma mensagem uniforme entre canais, proporcionando uma experiência suave e harmônica para o cliente, independentemente da combinação de canais e dispositivos usados. (BRANISSO, 2022. P.27)
🔵cross-channel
É uma estratégia para os negócios que tem objetivo de entregar aos clientes e consumidores uma presença de marca e experiência em diversos canais.(SANTIAGO, 2021)
🔵seamless experience 
🇧🇷: Experiência sem atrito
Experiência de consumo fluida e integrada propiciada pelo atendimento omnichannel 
(BRANISSO, 2022. P.27)
🔵networked experience
Pantano e Gandini (2018, apud BRANISSO, 2022. P.28) designaram como networked experience a proposta de combinar o melhor de ambos os mundos, a experiência sensorial e emocional do mundo off-line com o acesso, interação e conveniência do mundo on-line. No cenário da atribuição, vemos os esforços caminharem para a integração entre dispositivos mobile e dados de localização. Por exemplo, vinculando anúncios digitais a visitas a lojas físicas específicas. P.28
🔵ecossistema
O ecossistema de Mobile Marketing é complexo e envolve diversos players, entre eles: anunciantes, agências de publicidade, agregadores, fabricantes de aparelhos, operadoras móveis, desenvolvedoras de sistemas operacionais, outros desenvolvedores TI, Ad Networks e Ad Exchanges. (BRANISSO, P.28)
🔵ecossistema aberto
Um ecossistema aberto integra produtos e serviços de diversas marcas parceiras. (BRANISSO, P.28)
🔵aplicativos sociais
Aplicativos para causas sociais são usados para constituir ​​parte ou o total de projetos. Nesses apps as organizações colocam as informações obtidas do aplicativo em ação, facilitando que os usuários possam integrar a causa. (MEGALEIOS, 2019.)
🔵Web Apps
Trata-se de uma aplicação que é executada através do próprio navegador. Oferecem, portanto, uma experiência muito parecida com a do app, porém funciona a partir dos recursos do navegador, como Google Chrome, Firefox, Microsoft Edge e outras opções. (MAGALHÃES,2021)
🔵web mobile
Para web mobile, o desenvolvedor pode utilizar recursos do HTML5, CSS3 e Javascript com JSON. As duas principais plataformas de desenvolvimento de aplicativos são Android e iOS. (BRANISSO, P.28)
🔵frameworks de aplicativos
são conjuntos de códigos previamente escritos e adaptáveis que garantem a entrega mais rápida e com uma qualidade mínima. Muitos necessários para acompanhar as evoluções tecnolígicas por serem atualizados com novas funcionalidades que muitas vezes demorariam muito para serem entendidas e codificadas por programadores (BRANISSO, P.29)
🔵Framework Backend
Está relacionado às requisições feitas pelos usuários do site ou do aplicativo bem como a tudo que acontece com o acesso aos servidores. Atua na engrenagem. (e.g. Laravel, CakePHP, Spring, Django, RubyonRails) P.29
🔵Framework Frontend
Está relacionado ao que é apresentado visivelmente ao usuário do site ou do aplicativo. (e.g. Angular, Vue, Ember.js, Bootstrap) P.29
🔵opt-in
O opt-in é um recurso que garante que os leads do seu site ou e-commerce, ou seja, os possíveis clientes, realmente tenham interesse em receber as suas mensagens, seja por e-mail, seja por WhatsApp, seja por outro canal de comunicação. (LOCALWEB, 2023)
🔵sms + mms
Mensagens SMS é atingir um maior número de aparelhos. Com relação ao SMS, o MMS permite uma mídia mais rica, com áudio, animações e vídeos. Há ainda o smart messaging, um tipo especial de SMS que aparece como notificação de app e não fica gravado no aparelho. (BRANISSO, P.30)
🔵RCS (Rich Communication Services)
O RCS, uma versão multimídia e otimizada do SMS, surge como alternativa para que marcas se comuniquem diretamente com os seus clientes em uma só plataforma, com uma tecnologia aberta que pode ser utilizada por qualquer empresa. (BRANISSO, P.30)
"O sistema RCS tem mais de 500 milhões de usuários mensais ativos (GOOGLE, 2022) e tem como vantagem a oportunidade de atingir todos os clientes mobile, com uma taxa de conversão maior que a do SMS. A primeira a lançar foi a OI, com a solução do Google, e modelo de cobrança em tráfego de dados (e não por mensagem como o SMS). As operadoras brasileiras utilizam RCS desde 2019, todas com a plataforma do Google, que recebe um pequeno revenue share pelo tráfego vendido (MOBILETIME, 2022)." (BRANISSO, 2022. P30)
🔵revenue share
Revenue Share é um termo, em inglês, que pode ser traduzido por participação nos lucros. O conceito é muito empregado nos negócios online, como veremos ao longo do texto. (MAIS RETORNO, 2020)
🔵Text to speech + speech to text
O Text to Speech, ou TTS, é uma ferramenta tecnológica que converte texto em fala. Também conhecida como recurso de leitura em voz alta, esta ferramenta permite que pessoas com deficiência visual tenham acesso ao conteúdo escrito.
Atualmente, empresas como o Google e Microsoft oferecem APIs capazes de conectar o recurso de leitura em voz alta a outros sistemas e aos seus navegadores, por exemplo. (PROVA FÁCIL NA WEB, 2022)
🔵design conversacional.
De acordo com o guia Conversation Design do Google, o Design Conversacional é um modelo de linguagem fundamentada na conversação humana, onde, quanto mais fluidas e naturais forem as conversas, menor será a barreira entre usuários e o chatbot. (GOOGLE apud BLIP 2022)
"No Brasil, o WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens mais popular, enquanto nos Estados Unidos esse posto é ocupado pelo Facebook Messenger. "(BRANISSO, 2022. P.33)
🔵venda consultiva.
A partir de hábitos de consumo e perfil, são feitas ofertas personalizadas ou ofertadas recompensas ao cliente, com base em recência (última vez que comprou), frequência (quantas vezes comprou no último ano) e valor de compra.(BRANISSO, 2022. P.34)
🔵PLN (processamento de linguagem natural)
Processamento de linguagem natural (PLN) é uma vertente da inteligência artificial que ajuda computadores a entender, interpretar e manipular a linguagem humana. O PLN resulta de diversas disciplinas, incluindo ciência da computação e linguística computacional, que buscam preencher a lacuna entre a comunicação humana e o entendimento dos computadores. (SAS, 2023)
🔵ARMAZENAGEM DE CONTEXTO DO USUÁRIO
Ato de salvar os dados da última coisa com a qual o usuário interagiu no site ou app, no estilo Netflix (PAIVA, 2022). P.36
"Gerar emoções positivas é reforçar o
contrato mental existente com o cliente." (BRANISSO, 2022. P.36)
🔵Google Business Messages
Uma solução de mensageria do Google que permite que o usuário entre em contato diretamente com as empresas, sem precisar ligar para o estabelecimento . É uma nova oferta de canal de chat utilizando bots, feita da integração de API. Enquanto o RCS usa operadoras, o Google Business Messages usa um protocolo OTT – internet (over the air). (BRANISSO,2022 P.36)
🔵WhatsApp Business.
O WhatsApp Business facilita a interação com os clientes e oferece ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens. O app também tem os mesmos recursos e o mesmo visual do WhatsApp Messenger que você já conhece e confia. (WHATSAPP, 2023)
🔵Apple Messages for Business.
O Apple Business Manager funciona com sua solução de MDM, permitindo que sua empresa compre conteúdo (como apps e livros) em volume, atribua-o a dispositivos ou usuários e instale e atualize esse conteúdo sem fio, mesmo se a App Store estiver desativada. (APPLE, 2022)
🔵OTT (over-the-top) 
É um método de transmissão de filmes, programas, músicas e outros conteúdos digitais através de uma conexão de internet, em vez de usar ondas de rádio ou caixas de cabo. (APPSFLYER, 2023)
🔵ar (augmented reality)
🇧🇷: Realidade Aumentada
Essencialmente, AR sobrepõe o ambiente físico da vida real de uma pessoa com algum tipo de imagem digital que é tipicamente gerada por um dispositivo móvel. É a facilidade do acesso por mobile que tem tornado a AR mais popular em ações de marketing.(BRANISSO, 2022 P.37)
🔵vr (virtual reality)
🇧🇷: Realidade Virtual
O VR envolve o uso de um headset que cria uma simulação 360º, colocando o usuário, virtualmente, em uma experiência imersiva projetada para fazer com que ele se sinta como se estivesse realmente lá.(BRANISSO, 2022 P.37)
🔵AR+
O modelo AR+, ou Mixed Reality, coloca criaturas digitais (ou objetos) da mesma forma que uma experiência AR pode, mas com a capacidade de esses objetos se envolverem com o mundo físico real ao seu redor, e vice-versa (BRANISSO, 2022 P.38)
🔵xr (extended reality)
Combina os três modelos anteriores (AR, VR, AR+), na medida em que cria uma experiência imersiva e virtual para o usuário, ao mesmo tempo em que permite que essa pessoa continue a ver e interagir com o mundo físico ao seu redor. (BRANISSO, 2022 P.38)
🔵escalabilidade DE APLICATIVOS
Escalabilidade é a capacidade de um aplicativo de lidar com um número crescente de clientes ou usuários. Está diretamente relacionado à capacidade do desenvolvedor atual ou futuro de manter o aplicativo e sua consistência de dados. (GENEXUS, 2023)
🔵location-based entertainment.
Trabalhar com o consumidor no local em que ele está, em um conceito de marketing de experiência, sem que ele precise comprar um dispositivo, uma das barreiras para a adoção mais ampla do VR. (BRANISSO, 2022 P.37)
"Outro ponto forte da VR está na potencialidade que ela apresenta para o aprendizado, pelo seu caráter lúdico. Por exemplo, pode ser usada para cursos de decoração ou aulas de primeiros socorros, para simular cirurgias complexas ou para escolher detalhes de uma futura casa." (BRANISSO, 2022. P37)
🔵GOOGLE cardboard
Um simples visor que qualquer pessoa pode montar ou comprar. Com ele em mãos, você pode explorar diversos aplicativos que ampliam seus horizontes. (CARDBOARD, 2023)
🔵Lens Studio
Para encorajar os criadores a se envolverem com o Snapchat, o app decidiu dar acesso ao software criativo gratuitamente. Portanto, basta descarregar o software do website do Lens Studio para começar a fazer um efeito de realidade aumentada. (FILTERMAKER, 2021)
🔵SOLOMO (social + location + mobile)
A roda do varejo gira impulsionada pelos mais recentes desenvolvimentos do digital em relação à combinação de social media, location based marketing e mobile commerce, tríade conhecida como SO-LO-MO (Hüseyinoğlu, 2017).
Social se refere ao desejo do consumidor de interagir e trocar informações com outros consumidores, amigos ou pessoas interessadas no mesmo tópico, marca ou serviço. 
Local enfatiza o interesse do consumidor em comprar produtos que pode obter imediatamente ou em um tempo relativamente curto, o right here right now. 
Mobile se refere à possibilidade de utilização de tecnologias e recursos que o mobile oferece durante o processo de compra.
(BRANISSO, 2022 P.38)
🔵geofencing
🇧🇷: Perímetro de Ativação
Geofencing é o uso de tecnologias como o Sistema de Posicionamento Global (GPS) ou Identificação por Radiofrequência (RFID) para criar uma cerca geográfica virtual. Ou seja, trata-se da coleta de dados de localização de dispositivos eletrônicos para tomada de ação a partir disso. (SOARES, 2023)
🔵geobehavior
🇧🇷: Comportamento Geográfico
É um conceito para descrever o comportamento do consumidor em relação à sua localização geográfica. É um termo usado para descrever como a localização de uma pessoa afeta suas escolhas e comportamentos de compra. (SCHROER, 2023)
🔵livebehavior,
No livebehavior os usuários são impactados por geofencing (cerca digital) em tempo real. Também é possível traçar um perfil comportamental dos usuários com base nos aplicativos instalados (appbehavior) ou com base nos locais frequentados (geobehavior).(BRANISSO, P.39)
🔵appbehavior
Entenda o comportamento da sua audiência com base nos tipos de aplicativos que estão sendo usados e faça ativações mais precisas oferecendo produtos e  serviços de forma específica para categorias de usuários de Apps. (HANDS, 2023)
🔵prevenção de churn
No contexto de prevenção ao churn, a análise preditiva é usada para identificar clientes que estão mais propensos a deixar de utilizar um produto ou serviço, para isso podem ser utilizados diversos indicadores, como o comportamento de compra, a interação com a empresa, o feedback do cliente, entre outros. (Ref, P.00)
"Os lugares que frequentamos nos dizem muito sobre quem somos." (BRANISSO, 2022. P.39)
🔵CPM (custo por mil impressões)
Com o CPM, o anunciante paga sempre que seu banner for visualizado mil vezes, ou seja, a cada mil impressões (exibições na tela) do anúncio, ele paga o valor previamente contratado. (CITRUS7, 2023)
🔵CPC (custo por clique)
É uma forma de investimento na qual o anunciante paga quando sua peça for clicada. Já o site que veiculou a publicidade online ganha quando o visitante clicar nestes anúncios. (CITRUS7, 2023)
🔵CPD (custo por disparo de notificação Push)
É uma taxa fixa por dia de anúncio. Independente do número de impressões ou cliques, o anunciante paga uma taxa estipulada por dia de veiculação. (CITRUS7, 2023)
🔵nfc (Near field communication)
É uma tecnologia para transmissão de dados à curta distância, usada, principalmente, para pagamentos e transferências mobile. (BRANISSO, 2022 P.42)
🔵(rfid) radio frequency identification
Muito utilizada no varejo, em logística, no setor de saúde e em vários outros setores. A identificação por rádio frequência precisa de um equipamento leitor, não funciona direto com celular. Um exemplo de RFID é o Sem Parar, dispositivo para pagamento automático de pedágios e estacionamentos. (BRANISSO, 2022 P.42)
🔵beacon
É um pequeno dispositivo que usa bluetooth low-energy (BLE) para emitir um sinal wireless de localização. Dada a aproximação ou afastamento do usuário, o beacon emite mensagens para seu smartphone. (BRANISSO, 2022 P.42)
🔵ble (bluetooth low-energy)
Bluetooth Low Energy (BLE) é um padrão de conexão sem fio que consome pouca energia elétrica. Essa característica aumenta a duração da bateria de wearables (como relógios inteligentes), dispositivos médicos e até serviços de localização. A tecnologia Bluetooth demanda pouca energia desde suas primeiras versões, mas o BLE permite que dispositivos com baterias muito pequenas, como fones de ouvido sem fio, tenham maior autonomia. A seguir, conheça o funcionamento, vantagens e limitações do BLE. (ALECRIM E MARQUES, 2023)
🔵mobile tagging
🇧🇷: Tagueamento pelo Smartphone 
Mobile tagging is the process of providing data read from tags for display on mobile devices, commonly encoded in a two-dimensional barcode, using the camera of a camera phone as the reader device. The contents of the tag code is usually a URL for information addressed and accessible through Internet. (mobile tagging, 2023)
🔵Códigos QR
São um tipo de código de barras 2D composto de uma série de pontos quadrados que codificam dados alfanuméricos. Quando digitalizado, o smartphone lê os dados e realiza a ação indicada, seja para enviar o usuário para a página inicial do seu website, para uma oferta especial que você criou ou até mesmo para a página da empresa no Facebook. (BRANISSO, 2022 P.43)
🔵SocialSnapTag
Alternativas ao QR Code mais atraentes em termos de design. (BRANISSO, 2022 P.43)
Parte 03
🔵social proof
"Quando falamos em Social Proof (ou prova social) referimo-nos a um fenômeno baseado na psicologia humana, segundo o qual ancoramos as nossas decisões de consumo na experiência de outras pessoas. Em suma, o conceito reflete-se em algo como: Se os outros gostam, então deve ser bom. É importante para as marcas trabalharem esta dimensão comportamental na sua estratégia de marketing de conteúdos, no sentido em que pode contribuir para influenciar as ações e acelerar as decisões dos consumidores." (GÂNDARA, 2020)
🔵share of mind
Mindshare, also known as share of mind, is an approach to marketing that involves attempting to make a company, brand or product the first one that comes to mind when a customer thinks of a particular market. (HANNA, 2023)
🔵Navegação casual
consumidor buscando o que está na moda. Neste caso, o consumidor quer estar à frente da aquisição do produto, quer ser o primeiro. Produtos com esse perfil requerem engajamento, para conversar com um consumidor “always on”. (FACEBOOK, apud BRANISSO, 2022. P.47)
🔵Navegação ocasião especial
consumidor buscando por algo que seja desejável. O objetivo é encontrar algo que valha a pena. É um perfil de consumidor em movimento, com maior atividade em datas especiais e períodos promocionais.(FACEBOOK, apud BRANISSO, 2022. P.47)
🔵Navegação de recompra
consumidor que busca o que é efetivo para ele. Foco está no custo versus benefício. É um consumidor que busca informação, e que pode ser trabalhado via cross sell ou up sell. (FACEBOOK, apud BRANISSO, 2022. P.47)
🔵Cross selling
é a prática de vender um produto adicional ao e o cliente já decidiu comprar (BRANISSO, 2022. P.48)
🔵Upselling
é a prática de induzir o consumidor a adquirir itens mais caros, sofisticados ou complementares.(BRANISSO, 2022. P.48)
🔵incentivos financeiros
Estratégia de precificação de produtos utilizados em campanhas de marketing, como ofertas de liquidação, ou cupons de desconto, um brinde ou amostra – ou promoções do tipo “pague três e leve quatro. (BRANISSO, 2022. P.48)
🔵benefícios não financeiros 
Ofertas de serviços complementares para incentivar a compra de produtos.
🔵Business data
“O Data Business tem como ponto focal a integração de três fatores-chave: tecnologia, dados e experiência do consumidor. Quando analisamos o mercado (Marketing, Comunicação e Negócios), entendemos a necessidade que as empresas têm de enxergar as oportunidades e modelos de negócio, a partir de uma ótica Martech (tecnologia aliada ao marketing) e Data Business (dados orientados ao crescimento do negócio). Essa mistura de visões, proporciona a criação de um ecossistema digital com uma comunicação personalizada e escalável, sempre focado na experiência do usuário que traz, não somente uma boa interação, mas recorrência e fidelização” (SAYEG, FABIO, apud SAMPAIO, 2020)
"51% das pessoas gostam quando um site monitora as visitas e
faz recomendações personalizadas. No entanto, as pessoas detestam ser incomodadas, principalmente por pop-ups, propagandas antes de vídeos que não podem ser puladas e propagandas que interrompem vídeos"
(MMA Mobile Report, 2018 apud BRANISSO, 2022. P.48)
🔵Location awareness
Impactar o momento de pré-consumo, para que o consumidor chegue ao local de destino pensando na sua marca. Envolve construir conveniência para o consumidor, mostrando que o produto ou serviço está acessível quando ele precisa e, dessa forma, construir on-line a consciência da presença física das lojas. (NUNES; HENRIQUES, 2021 apud BRANISSO, 2022, P.49)
🔵Awareness contextual
deixar a marca presente quando o consumidor estiver vivenciando momentos relevantes. Momentos de lazer ou ida a pontos de conveniência, tais como postos e supermercados. (NUNES; HENRIQUES, 2021 apud BRANISSO, 2022. P.49)
🔵Drive to the store
como fazer momentos de consumo acontecer. Estimular idas para o PDV (ponto de venda) nos momentos de menor fricção para a conversão, em que o consumidor já estaria mais pré-disposto para o consumo (por exemplo, sexta-feira e feriados). Nesse caso, o timing da ação é particularmente importante.  (NUNES; HENRIQUES, 2021 apud BRANISSO, 2022. P.49)
🔵last mile
Quando o produto sai do centro de distribuição a caminho do destino final — ou seja, o endereço do cliente —, é o momento de Last Mile. (DOCUSIGN, 2023)
🔵Pré-targeting
Ação que visa atingir as pessoas mais propensas a ir para determinado local, com o objetivo de captar o consumidor antes que a concorrência o faça. (BRANISSO, 2022. P.50)

🔵BRANDED CONTENT
A tradução desse termo para o português seria a expressão conteúdo de marca, ou seja, a criação de conteúdo que está diretamente relacionado ao universo de uma marca. Esse conteúdo precisa ter qualidade e relevância para o público-alvo. (ROCK CONTENT, 2019)
🔵ESTRATÉGIA EMBARQUE
No embarque, o fabricante pré-instala um aplicativo e, ao ligar o aparelho, o consumidor é impactado pelo anunciante convidando a finalizar a instalação. (BRANISSO, 2022 P.52)
🔵OVER THE AIR (OTA)
Na over-the-air são enviadas atualizações aos aparelhos já comprados pelos consumidores, normalmente, em formato fullscreen contendo um call-to-action do anunciante. É uma opção que possui opt-in associado. (BRANISSO, 2022 P.52)
🔵CTR
🇧🇷: Taxa de Cliques
O CTR é um dos principais indicadores do Marketing Digital, que mostra a taxa de cliques, ou seja, a relação entre o número de cliques e o número de visualizações de um anúncio. (ROCK CONTENT, 2019)
" Os formatos de anúncios para buscadores podem ser: texto, gráfico, de chamadas (se o dispositivo fizer ligações), de promoção de aplicativo, de HTML5 criado com o Google Web Designer ou Trueview para promoção de aplicativos (direciona o usuário para a loja de aplicativos para fazer o download)."  (BRANISSO, 2022 P.52
🔵DEEP LINK
Deep link é um link que leva o usuário a um conteúdo específico. Mobile app deep links apontam para um conteúdo dentro de um aplicativo. Os deep links tradicionais podem direcionar os usuários para o conteúdo do aplicativo, desde que o aplicativo já esteja instalado quando o link for aberto. uso de deferred deep links, que podem encaminhar os usuários ao conteúdo, mesmo que o aplicativo não esteja instalado quando o link for aberto prevenindo cair na página de fallback(BRANISSO, 2022 P.53)
🔵FALLBACK
Página usada quando a original não está disponível por alguma razão (BRANISSO, 2022 P.53)
🔵GAMEFICAÇÃO DE MARCAS
Uso de atividades interativas, jogos e recompensas para os consumidores engajarem com as marcas através smartphone
🔵BRAND SAFETY
Importante estar atento aos efeitos que a publicidade em mobiles pode causar conformidade com as leis vigentes. Um exemplo disso é a proibição de alguns anúncios para público menor de 13 anos. (BRANISSO, 2022 P.56)
🔵MOBILE REWARD
é um dos formatos de publicidade onde o usuário deve assistir a um vídeo on-line para receber uma recompensa do jogo. (BRANISSO, 2022 P.56)
🔵FRAUDE DE TRÁFEGO
Fraude de tráfego no mobile marketing é uma prática ilegal que visa inflar artificialmente o número de visitas, cliques, downloads ou outras ações em anúncios ou aplicativos móveis. Os fraudadores usam bots, dispositivos falsos, instalações fraudulentas ou outras técnicas para enganar os anunciantes e os desenvolvedores, fazendo-os pagar por resultados falsos ou roubar sua receita. A fraude de tráfego no mobile marketing pode causar prejuízos financeiros, danos à reputação e perda de confiança dos usuários. (Amaral, 2023)
🔵GOOGLE ANALYTICS PARA FIREBASE
O google analytics para firebase é uma ferramenta gratuita do google que permite coletar e analisar informações sobre o uso e o comportamento dos usuários de aplicativos. Com ela, é possível entender o público do seu app e suas necessidades, medir o desempenho do seu app e identificar oportunidades de melhoria. (FIREBASE, 2023)
🔵 SDK DO MICROSOFT ADVERTISING
O SDK do Microsoft Advertising é um conjunto de bibliotecas e ferramentas que permitem que os desenvolvedores de aplicativos adicionem anúncios em seus aplicativos UWP para Windows 10 e Windows 11 (MATCHAMATCH et al, 2023)
🔵 SPOOFING DE LOCALIZAÇÃO
Spoofing de localização é uma técnica que permite que um dispositivo móvel ou computador envie informações falsas sobre sua localização geográfica para outros dispositivos ou aplicativos. Essa técnica é usada por alguns usuários para contornar restrições geográficas em serviços de streaming, jogos e outras plataformas online. (KLUSAITÉ, 2021)
🔵 O2O (ONLINE-TO-OFFLINE)
É um modelo de venda que promove a integração entre as operações digitais e físicas de uma empresa. Ele representa os esforços de um negócio para promover produtos e serviços no ambiente virtual a serem usados no mundo físico. (MEDEIROS, 2022)
🔵 ON-THE-GO
Ela é frequentemente usada para descrever serviços ou produtos que são projetados para serem usados em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. (BLING, 2021)
🔵 MÍDIA OOH (OUT OF HOME)
O principal objetivo da mídia Out of Home é alcançar pessoas durante seu trajeto por ruas, avenidas e rodovias ou em espaços públicos, como praças, shoppings, parques e exposições. Podemos definir a mídia Out of Home, então, como o conjunto de mensagens capazes de atingir o consumidor fora de suas casas.  (ROCKCONTENT, 2018)
🔵 MOBILE COMMERCE
O termo mobile commerce, ou m-commerce, tem sido atribuído ao conjunto de serviços comerciais baseados em localização que são entregues por vários dispositivos portáteis habilitados para a Internet, como telefones celulares e tablets (BRANISSO, 2022 P.64)
🔵 MOBILE PAYMENT
Uso de smartphones para diferentes tipos de pagamentos como acesso a carteiras virtuais, uso do NFC e reconhecimento facial. 
🔵 CROSS-DEVICE
Consumidores podem relacionar-se com os canais físicos e digitais em diferentes momentos ao longo da experiência de compra, em ambientes tanto físico quanto digitais. (BRANISSO, 2022 P.65)
🔵 MARKETING CONTEXTUAL
Ver Awareness Contextual
" A intenção de adoção do mobile commerce é fortemente afetada pela percepção de utilidade – expectativa de desempenho utilitarista – e facilidade de uso – expectativa de esforço – (Pântano e Priporas, 2016), especialmente em relação aos aplicativos (Tang et al., 2016)." P.68
🔵 SOCIAL COMMERCE
Venda de produtos através das mídias sociais, fazendo da tecnologia de cada rede e criando um ambiente favorável aos compradores para compartilharem informações e recomendarem produtos e serviços entre os seus contatos sociais. (BRANISSO, 2022 P.70)
--
 PARTE 04

🔵 AD VIEWABILITY
🇧🇷: Visualização De Anúncio
É uma métrica de campanhas digitais que considera apenas os anúncios de fato vistos por usuários. (BRANISSO, 2022 P.74)
🔵 OTS – OPORTUNITY TO SEE 
🇧🇷: Oportunidade De Ver (também conhecido como “frequência”)
Informa quantas vezes uma mesma pessoa teve algum tipo de contato com o anúncio da marca. (PUBBRASIL, 2020)
🔵 ANÚNCIO EXPANSÍVEL
Os Anúncios Expansíveis geralmente começam como um banner padrão ou um anúncio de tamanho médio que se expande para um tamanho maior quando o usuário clica nele ou passa o mouse sobre ele. A expansão do anúncio pode revelar mais informações, como detalhes do produto, uma experiência interativa mais rica ou até mesmo a capacidade de comprar um produto diretamente do anúncio. (MICROSOFT BING, 2023)
🔵 ANÚNCIO VAST
🇧🇷: MODELO DE VEICULAÇÃO DE ANÚNCIO EM VÍDEO
Um anúncio VAST (Video Ad Serving Template) é um modelo usado para estruturar a entrega de anúncios de vídeo e áudio. Ele é usado por um player para obter anúncios de vídeo e áudio1. Você pode criar manualmente um URL da etiqueta do anúncio VAST ou modificar um URL existente com os parâmetros abaixo e, em seguida, testar com o VAST Suite Inspector1. (GOOGLE, 2023)
🔵 DISCREPÂNCIA DE MÉTRICAS
Números diferentes entre os registrado no adservers do veículo vs. do anunciante. (BRANISSO, 2022 P.75)
🔵 ADSERVERS
É um servidor inteligente de gerenciamento e auditoria de entrega de publicidade, que oferece relatórios consolidados sobre o desempenho da campanha. (BRANISSO, 2022 P.75)
🔵 Métricas
São informações simples e genéricas que norteiam o acompanhamento de resultados e trazem clareza em relação às ações que devem ser tomadas. Elas são sistemas de mensuração que medem tendências, comportamentos etc. As métricas são utilizadas como base para os KPIs e referem-se aos dados brutos obtidos. (RAMPER, 2023)
🔵 KPIS (KEY PERFORMANCE INDICATORS)
São indicadores gerados tomando as métricas como base. Eles indicam de forma percentual ou numérica o resultado de uma ação e por onde é avaliado o desempenho da organização. Os KPIs controlam se você atinge os objetivos estabelecidos no início da campanha. (RAMPER, 2023)
🔵 DATA-DRIVEN ATTRIBUTION
🇧🇷: ATRIBUIÇÃO
Data-driven attribution usa machine learning para determinar o quanto de crédito atribuir a cada etapa da jornada do consumidor – desde a primeira vez que eles se envolvem com a sua marca, passando pela pesquisa inicial até o clique final antes da compra, por exemplo, comparando a jornada de clientes que converteram com a de clientes que não converteram. (BRANISSO, 2022 P.76)
🔵 MOBILE VIDEO ADVERTISING
Formato de anúncio por vídeo feitos dentro do app.
🔵 MOBILE BANNERS
Formato estático de anúncio no app, como imagens, cards e banner.
🔵 ADVERTISING ID
O Advertising ID é um identificador único e redefinível pelo usuário para fins de publicidade, fornecido pelos serviços do Google Play. Ele permite que os usuários tenham mais controle e fornece aos desenvolvedores um sistema simples e padrão para continuar a monetizar seus aplicativos. Ele possibilita que os usuários redefinam seus identificadores ou desativem os anúncios personalizados (anteriormente conhecidos como anúncios baseados em interesses) dentro dos aplicativos do Google Play. (MDN Monitor, 2023)
🔵 USER AGENT
O User Agent é uma cadeia de caracteres característica que permite servidores e pares de rede identificar a aplicação, sistema operacional, fornecedor, e/ou versão do agente de usuário requisitante. Cada bit do User Agent indica algo particular sobre o sistema2. Não existe uma maneira “padrão” de escrever uma string de User Agent, então diferentes navegadores da web usam formatos diferentes. (MDN Monitor, 2023)
🔵 TIMESTAMP
Métrica que salva o momento em que o usuário clicou no link. (BRANISSO, 2022 P.76)
🔵 APP INSTAL
Métrica que salva o momento que o usuário instalou o app. (BRANISSO, 2022 P.76)
🔵 IDFA
Identificador de aplicativos exclusivos da Apple. O código pode ser essencial para determinar a quem exibir um anúncio e rastrear se isso os levou a fazer uma compra, por exemplo. Atualmente, a Apple exige que os aplicativos informem os usuários por meio de uma mensagem pop-up para obter o seu consentimento para acessar o seu IDFA. (BRANISSO, 2022 P.77)
🔵 CAID
Um identificador único chines, fornecido pela China Advertising Bureau, que além de identificar o usuário de cada aplicativo ainda permitiria a coleta de alguns dados de usuários. São dois mil aplicativos chineses participando da iniciativa. (BRANISSO, 2022 P.77)

Métricas importantes para o universo mobile
🔵 CPM
🇧🇷: CUSTO POR 1000 IMPRESSÕES
Medida monitorada do valor investido no anúncio para cada mil visualizações.
🔵 CPC
🇧🇷: CUSTO POR CLIQUE
Métrica da relação entre valor gasto no anúncio e conversão em cliques.
🔵 CPI
🇧🇷: CUSTO POR INSTALAÇÃO
Métrica da relação entre valor gasto no anúncio e conversão em instalações do aplicativo.
🔵 CPA
🇧🇷: CUSTO POR AÇÃO
Por exemplo, o anunciante só paga quando o usuário assiste a vídeo-tutoriais, atinge um nível dentro do jogo ou faz determinado pagamento. (BRANISSO, 2022 P.77)
🔵 TAGGING
Marcações (tags) que são feitas para acompanhar as ações dos usuários e ajudar a identificar diferentes elementos, por exemplo, canal ou tipo de anúncio. (BRANISSO, 2022 P.77)
🔵 CTAs (Call-to-action)
Uso de gatilhos mentais para conduzir os usuários a realizar ações de diferentes natureza, tais como ações de compra, engajamento, inscrição, download, compartilhamento.
🔵 ROI (Returno on Investment)
Este índice calcula o rendimento, ou seja, a competência de uma empresa em gerar lucro com seus ativos disponíveis. É uma métrica financeira baseada na relação entre o dinheiro ganho e o dinheiro aplicado em um investimento. Esse cálculo de retorno é muito usado no marketing para validar os investimentos realizados. (CORDEIRO, 2020)

🔵 TAXA DE RETENÇÃO
Quantos usuários continuaram ativos depois de determinado período de tempo. Taxa de retenção = (# de clientes no final do período – # de clientes adquiridos durante o período) / # de clientes no início do período. Em geral, a taxa de retenção é calculada com 1, 7 e 30 dias. (BRANISSO, 2022 P.77)
🔵 MAU (MONTHLY ACTIVE USERS)
🇧🇷: Usuários ativos mensalmente
Essa métrica é um contraponto à quantidade de downloads do app. Para isso, é importante definir o que é ser ativo no seu aplicativo (fazer uma compra, ver um vídeo, fazer um comentário, etc.). Ideal para analisar retenção. Nem todos os usuários que baixam um aplicativo continuam a usá-lo. O Statista relata que 24% dos aplicativos móveis são usados apenas uma vez. (BRANISSO, 2022 P.78)
🔵 DAU (DAILY ACTIVE USERS)
🇧🇷: Usuários ativos por dia
Uma métrica relevante para certos perfis de aplicativos como, por exemplo, um portal de notícias. (BRANISSO, 2022 P.78)
🔵 ADAU (AVARAGE DAILY ACTIVE USERS)
🇧🇷: Média de usuários ativos por dia
Número total de usuários ativos em um mês/média de dias no mês. Muitas empresas confundem erroneamente ADAU, que é a média mensal de com usuários ativos diários (DAU), que é apenas o número de usuários em um dia específico. (BRANISSO, 2022 P.78)
🔵 STICKINESS
🇧🇷: Aderência do App
Média de usuário ativos diariamente (ADAU) / usuários ativos mensalmente (MAU). Visa analisar a frequência de engajamento dos usuários, ou seja, se os usuários realmente usam seu app. A aderência (stickiness) ajuda a reduzir a sua dependência de táticas como notificações push. (BRANISSO, 2022 P.78)
🔵 PERCENTUAL DE PERMISSÃO PARA GEOLOCALIZAÇÃO
Número de autorizações concedida pelos usuários às informações de localização do dispositivo em relação à quantidade de usuários do aplicativo.
🔵 PERCENTUAL DE PERMISSÃO PARA NOTIFICAÇÕES
Número de usuários que permitiram receber notificações em seus smartphone em relação à quantidade de usuários do aplicativo.
“Empresas muito invasivas ou inconvenientes no envio de notificações e localizações podem sofrer bloqueios nesses quesitos (ou mesmo ter o app desinstalado).” (BRANISSO, 2022. P.78)
🔵 WEB-TO-APP CONVERSION
A parcela de usuários que começaram a jornada de compra pela web e terminaram no aplicativo. (BRANISSO, 2022 P.78)
🔵 ÍNDICE DE CRESCIMENTO
A Adjust trabalha com uma métrica chamada de Índice de Crescimento, que consiste em pegar o número de instalações por mês e os dividir pelo número de usuários ativos mensais (MAU). Isso nos diz a taxa de crescimento que os aplicativos recebem das instalações contra a sua base de usuários ativos mensais. Quanto mais usuários instalarem em relação à MAU, maior será a pontuação. Dentro desta métrica, os aplicativos que mais cresceram foram os de jogos, de transporte e de relacionamentos. (BRANISSO, 2022 P.78)
🔵 ROAS (RETURN ON AD SPEND)
🇧🇷: Retorno por despesas de anúncios
O ROAS seria o valor gasto em marketing dividido pela renda gerada pelos usuários daquela campanha em determinado período. Por exemplo, um ROAS do dia 7 em 50% significa que o usuário gerou renda que representa 50% do valor gasto para adquiri-lo. Em outras palavras, a marca de 100% é o ponto de equilíbrio. (BRANISSO, 2022 P.79)
🔵 TEMPO POR SESSÃO
Medida da quantidade de tempo em que o usuário utiliza o seu aplicativo durante uma única sessão. A maioria das equipes de produtos concentra o seu tempo no aumento do tempo gasto no aplicativo. (BRANISSO, 2022 P.80)
🔵 INTERVALO DE SESSÃO
Frequência com que os seus usuários abrem o aplicativo. (BRANISSO, 2022 P.80)
🔵 MÓDULOS DO APLICATIVO POR SESSÃO
Quantidade de módulos (telas) que são utilizados pelo usuário em uma única sessão. (BRANISSO, 2022 P.80)
🔵 TAXA DE CONVERSÃO
Porcentagem de usuários que completam determinada ação com o aplicativo. (BRANISSO, 2022 P.80)
🔵 INTERAÇÕES
Porcentagem de usuários que recebem uma mensagem pelo app (push notification) e qual a porcentagem de usuários que respondem ou interagem com a mensagem (por exemplo, acessam o aplicativo para conferir). (BRANISSO, 2022 P.81)
-
🔵 OPT-INS
Quantos usuários se cadastram para receber notificações. (BRANISSO, 2022 P.81)
🔵 OPT-OUTS
Quantos usuários pedem para não receber notificações. (BRANISSO, 2022 P.81)
🔵 ATT (APP TRACKING TRANSPARENCY)
O framework do iOS 14 da Apple que exige que os aplicativos enviem para os usuários uma notificação pedindo a permissão de compartilhamento do IDFA, como parte do opt-in. O IDFA continua sendo utilizado, mas o número de usuários que aceitam ser reengajados é menor. (BRANISSO, 2022 P.81)
🔵 GBRAID
Parâmetro do Google lançado em 2021 para remarketing no iOS. Caso um clique venha de um dispositivo iOS feito por um usuário que optou por não compartilhar os seus dados, a empresa receberá um valor GBRAID. (BRANISSO, 2022 P.81)
🔵 GCLID
Parâmetro de remarketing do Google que identifica de qual dispositivo veio o clique no Google Ads. Com exceção de dispositivo iOS. (BRANISSO, 2022 P.81)
🔵 STRING PERSONALIZADA
O texto que não está em negrito na notificação da ATT pode ser editado, e você pode utilizá-lo para explicar por que você gostaria de ter acesso ao IDFA do usuário. A transparência sobre a finalidade pela qual você pretende usar os dados do seu usuário permitirá que você ganhe a confiança deles. (BRANISSO, 2022 P.81)
🔵 NOTIFICAÇÃO PRÉ-ATT 
Exibir uma notificação antes da notificação da ATT ou fazer com que a notificação da ATT seja exibida após o usuário interagir com a sua própria notificação permite que você personalize completamente o design, o momento de exibição e a mensagem transmitida, criando uma notificação que se adequa completamente ao estilo do seu aplicativo. Isso mostrará aos usuários exatamente quais são os benefícios do opt-in. (BRANISSO, 2022 P.81)

Modelo AARRR 

🔵AARRR
Modelo proposto por Dave McClure, CEO da 500 Startups, de pensar em métricas que deve ser observado ao longo do ciclo de vida de um usuário onde: A Aquisição; A Ativação; R Retenção; R Recomendação; R Renda.
🔵ACQUISITION
🇧🇷: Aquisição
Fase inicial de atração de usuários. Aqui, podemos medir a quantidade de usuários que chega até o site ou aplicativo e converte, ou seja, fez algum tipo de cadastro ou download em determinado período. Essa fase é impulsionada por reviews, divulgação e otimização. (BRANISSO, 2022 P.81)
🔵ACTIVATION 
🇧🇷: Ativação
Momento em que, de fato, ocorre a experimentação da solução proposta. Essa é a etapa em que o usuário faz uso dos recursos do aplicativo para testá-lo. Possíveis métricas: duração da sessão ou telas por sessão. (BRANISSO, 2022 P.81)
🔵RETENTION
🇧🇷: Retenção
Quando os usuários retornam para a plataforma e continuam usando a solução, o que pode indicar uma aceitação do que foi proposto. Métricas sugeridas: tempo de permanência de cada sessão, DAU, MAU e intervalo de sessão. Essa fase pode ser estimulada por comunicação direta, programas de fidelidade e remarketing. (BRANISSO, 2022 P.82)
🔵REFERRAL
🇧🇷: Recomendação
Os atuais usuários gostam da solução e passam a recomendar para outros. Reviews positivos e social proof são muito relevantes para a aquisição de novos usuários. Pode ser estimulado por meio de campanhas de compartilhamento, do tipo member-get-member. Em termos de métricas, podemos utilizar o modelo do NPS (Net Promoter Score). (BRANISSO, 2022 P.82)
🔵REVENUE
🇧🇷: Renda ou Faturamento
A solução está operando de maneira plena e sem grandes falhas. Métricas: receita média por usuário; volume de transações in-app; faturamento do aplicativo. (BRANISSO, 2022 P.82)
🔵NPS (NET PROMOTER SCORE)
Pergunta-se aos clientes "qual a probabilidade de nos recomendar ou indicar para um amigo ou novo cliente?" e a resposta é feita em uma escala de 1 a 10. Usuários que respondem com 9-10 são considerados promotores, 7-8 passivos e 0-6 detratores. NPS = % de promotores – % de detratores. (BRANISSO, 2022 P.82)

Indicadores
🔵CAC
🇧🇷: Custo de aquisição de clientes
Quanto custa adquirir um novo cliente. (BRANISSO, 2022 P.82)
🔵 CLV (CUSTOMER LIFETIME VALUE)
🇧🇷: Valor da vida útil de clientes
 É o valor captado ao longo do tempo de relacionamento do cliente com a sua empresa. (BRANISSO, 2022 P.82)
🔵 RAZÃO ENTRE O CAC E O CLV 
É um indicador de sustentabilidade da empresa. (BRANISSO, 2022 P.82)
🔵 PERDA (CHURN) OU TURN OVER DE CLIENTES 
Indica a capacidade de retenção de clientes. (BRANISSO, 2022 P.82)
🔵 SDK (SOFTWARE DEVELOPER KIT)
Que inclui todas as informações necessárias para criar uma aplicação específica. São kits de desenvolvimento. Quase todo SDK possui APIs. (BRANISSO, 2022 P.82)
🔵 API (APPLICATION PROGRAMMING INTERFACE) 
É a interface que permite que um software converse com outro software. A diferença em relação ao SDK é que as APIs são construídas para uma finalidade específica, de forma a permitir comunicação entre as aplicações. (BRANISSO, 2022 P.82)
🔵 DATA SCIENCE
🇧🇷: Ciência de dados
É o estudo disciplinado dos dados e informações não focados, ou seja, os dados gerados na nossa era digital. O objetivo é gerar insights e indicar caminhos a partir das análises realizadas. (ROVEDA, 2023)
🔵 DATA MINING
🇧🇷: Mineração de dados
É um processo em que a tecnologia é utilizada para localizar padrões, conexões, correlações ou anomalias em uma grande quantidade de dados, permitindo encontrar problemas, hipóteses e oportunidades com mais facilidade. (FIA, 2020)
🔵 CAMPANHA DE RETARGETING
Uma campanha de retargeting é uma estratégia que visa reengajar usuários que visitaram um site, mas saíram sem concluir uma ação desejada, como uma compra. Isso é feito através do envio de anúncios segmentados baseados nos itens que foram previamente visualizados pelo usuário. (MAILCHIMP, 2023)
🔵 BIDDING
Bidding no mobile marketing é o processo de competir por espaços publicitários em aplicativos ou sites móveis, por meio de lances em tempo real. Os anunciantes podem segmentar os usuários de acordo com seus interesses, localização, comportamento e outros critérios, e oferecer o valor que estão dispostos a pagar para exibir seus anúncios. O anunciante que fizer o maior lance ganha o direito de exibir seu anúncio para o usuário-alvo. (ROCKCONTENT, 2019)
🔵 SCREENLESS INTERFACES
São interfaces que permitem a interação com dispositivos digitais sem a necessidade de uma tela. Essas interfaces podem incluir interações baseadas em voz, gestos e até mesmo interfaces cérebro-computador. A ideia é permitir que os usuários interajam com a tecnologia de maneira mais natural e intuitiva.(WORKANA, 2023)
🔵 UX CONVERSACIONAL OU DESIGN CONVERSACIONAL
É uma linguagem baseada em conversas humanas que ajuda a diminuir o esforço cognitivo do usuário ao interagir com uma interface. O objetivo é tornar as interações digitais percebidas pelos usuários como algo feito por humanos e para humanos. (AWARI, 2022)
🔵 IMAGE RECOGNITION SEARCH LENSES
Uso das lentes da câmera dos celulares para reconhecer imagens e objetos.
🔵 ASSISTENTE PESSOAL DIGITAL
Presente em múltiplos dispositivos e pronto para ajudar com tarefas rotineiras e em diferentes momentos do dia. Assistentes digitais de voz são dispositivos de hardware autônomos, alimentados por inteligência artificial, que usam interfaces de voz para uma variedade de serviços ao consumidor, como tocar música, ligar e desligar a luz e fornecer notícias, meteorologia e resultados esportivos. (BRANISSO, 2022 P.90)
🔵 SMART SPEAKERS
Dispositivos como Alexa e Google Home que possuem um Assistente Pessoal Digital. (BRANISSO, 2022 P.91)
🔵 SPEAKABLE
Marcação de dados estruturados às páginas dos sites para ajudar os mecanismos de pesquisa e outros dispositivos a identificar quais partes do conteúdo podem ser faladas. (BRANISSO, 2022 P.91)
🔵 LGPD (LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS)
O objetivo da Lei Geral de Proteção de Dados é permitir que o cidadão tenha mais controle sobre o tratamento que é dado às suas informações pessoais. Esta lei regulamenta o tratamento que é dado às informações pessoais colhidas por empresas. (BRANISSO, 2022 P.92)
🔵 CONSENTIMENTO DO USUÁRIO
É a manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada. (LIMA, 2020)
🔵 INTERESSE LEGÍTIMO
É uma das bases legais mais flexíveis. O processamento com base em interesse legítimo não exige uma finalidade específica nem o consentimento dos usuários. A finalidade do processamento é o interesse legítimo do controlador de dados (ou seja, proprietário de um site ou aplicativo) ou de terceiros. (IUBENDA, 2023)
🔵 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
É um documento que explicita as práticas e processos adotados por um site, aplicativo ou provedor em relação à privacidade e segurança de seus usuários. Ela informa ao usuário todos os direitos, garantias, formas de uso, dados recolhidos, processamento e descarte dessas informações pessoais. (SÓLIDES, 2021)
🔵 TERMOS DE USO
São as regras de utilização do aplicativo ou site. Nele contém uma descrição ampla do site ou aplicativo, descreve o produto/serviço, informa a qual empresa pertence, explica as nomenclaturas adotadas para os itens essenciais, delimita como o usuário deverá utilizar o aplicativo ou site, quais são as vedações para a utilização. (BONANI, 2020)
“A eficácia do Mobile Marketing é guiada pelo princípio de contexto – tomar a ação certa no lugar e na hora certa. Quando falamos de mobile, não estamos falando só de dispositivos. Estamos falando da hiperconexão mudando comportamentos.” (BRANISSO, 2022. P.97)

- -
Ferramentas Úteis
🟢 Google mobile friendly
Link: https://search.google.com/test/mobile-friendly?hl=pt
Teste de Compatibilidade.
🟢WebPageTestt
Link: https://www.webpagetest.org/
Teste de velocidade.
🟢 Google PageSpeed
Link: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/
Teste de velocidade.
🟢Teste de pesquisa aprimorada
Link:https://search.google.com/test/rich-results
Teste de resultados avançados.
🟢Adjust
Link: https://www.adjust.com/
Plataforma SaaS com produtos de medição, de prevenção de fraudes, de segurança cibernética e de automação de marketing.
🟢AppsFlyer
Link: https://www.appsflyer.com/pt/
Ideal para quem anuncia em muitas mídias diferentes
🟢Firebase 
Link: https://firebase.google.com/?hl=pt
Plataforma mobile do Google que ajuda no desenvolvimento de aplicativos de alta qualidade.
🟢Google Tag Manager 
Link: https://tagmanager.google.com/
Ferramenta gratuita do Google que funciona em conjunto com o Google Analytics. É uma forma de atualizar as tags de monitoramento de forma relativamente simples, sem editar o código. (BRANISSO, 2022. P.92)
Obrigada pela leitura!

Agende uma consultoria

Referências Bibliográficas
APLICATIVO MATADOR. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2019. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aplicativo_matador. Acesso em: 27 set. 2023.
ARIMETRICS. O que é WearableDisponível em: https://www.arimetrics.com/glosario-digital/wearable 3. Acesso em: 27 de set. 2023.
BRANISSO, Diana Sinclair P. Mobile Marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2022.
CASAGRANDE, Erich. O que é Mobile Friendly e como ele impacta nos ranqueamentos do Google. Dec. 20, 2022. Disponível em: https://pt.semrush.com/blog/mobile-friendly. Acesso em: 27 set. 2023.
PATEL, Neil. Push Notification: O Que é, Como Aplicar e 3 Ferramentas Para Usar. NP DIGITAL, 2019. Disponível em: https://neilpatel.com/br/blog/push-notification. Acessado em: 27 de set. 2023.
W3SCHOOLS. HTML TutorialDisponível em: https://www.w3schools.com/html. Acesso em: 28 set. 2023.
DOCUSIGN. O que é Last Mile e como funcionam essas entregas no e-commerce. DOCUSIGN, 17 maio 2023. Disponível em: https://www.docusign.com.br/blog/last-mile. Acesso em: 30 set. 2023
SAMPAIO, Mari. Data Business: uma maneira eficaz de transformar a experiência do cliente. ZOLY, ago 2020. Disponível em: https://zoly.com.br/blog/data-business-uma-maneira-eficaz-de-transformar-a-experiencia-do-cliente Acesso em: 30 set. 2023
HANNA,Katie Terrell. What is mindshare (share of mind)? TECHTARGET, set. 2023. Disponível em: https://www.techtarget.com/searchcustomerexperience/definition/mindshare-share-of-mind Acesso em: 30 set. 2023
GÂNDARA, Joana. O que é a Social Proof e porque é tão importante? Made2Web,  set. 2020. Disponível em: https://blog.made2web.com/o-que-e-a-social-proof-e-porque-e-importante Acesso em: 30 set. 2023
ALECRIM, Emerson e MARQUES, Ana. O que é Bluetooth Low Energy (BLE) e quais as vantagens desse tipo de conexão? Tecnoblog, jul 2023. Disponível em:  https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-bluetooth-low-energy-ble/ Acesso em: 30 set. 2023
MOBILE TAGGIN. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2023. Disponível em: https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Mobile_tagging&oldid=1160249950 Acesso em: 30 set. 2023
CITRUS7. O QUE É MODELO DE CPM, CPC E CPD? Disponível em: https://citrus7.com.br/artigo/o-que-e-modelo-de-cpm-cpc-e-cpd/ Acesso em: 30 set. 2023
CARLOS, Francisco. Confira 5 dicas para a prevenção do churn. MUNDO RH, 19 fev. 2023. Disponível em: https://www.mundorh.com.br/confira-5-dicas-para-a-prevencao-do-churn Acesso em: 30 set. 2023
SCHROER, Hannah. Marketing de geolocalização: o que é e como usar nas suas estratégias? Geofusion, 29 mar. 2023. Disponível em: https://geofusion.com.br/blog/marketing-de-geolocalizacao Acesso em: 30 set. 2023
HANDS. AppBehavior. Disponível em: https://hands.com.br/appbehavior.php Acesso em: 30 set. 2023
SOARES, Diulia. Geofencing: o que é, como funciona e tudo que o RH precisa saber. Ahgora, 23 jan. 2023. Disponível em: https://blog.ahgora.com/geofencing Acesso em: 30 set. 2023
FILTERMAKER. O que é o Lens Studio? FilterMaker, 26 jul. Disponível em: 2021 https://filtermaker.fr/pt/conselho-rede-social-aconselhamento/estudio-optometria/ Acesso em: 30 set. 2023
Google Cardboard. AVR Google. Disponível em: https://arvr.google.com/intl/pt-BR_pt/cardboard/ Acesso em: 30 set. 2023
GENEXUS. Aplicativos Altamente Escaláveis. Genexus, by globant.; Disponível em: https://www.genexus.com/pt/produtos/aplicativos-altamente-escalaveis Acesso em: 30 set. 2023
AppsFlyer. OTT (over-the-top). AppsFlyer, 05 ago. 2022. Disponível em: https://www.appsflyer.com/pt/glossary/ott-over-the-top Acesso em: 30 set. 2023
APPLE. Manual do Usuário do Apple Business Manager: Introdução ao Apple Business Manager. APPLE, 31 jan. 2022. Disponível em: https://support.apple.com/pt-br/guide/apple-business-manager/axmd344cdd9d/ Acesso em: 30 set. 2023
WHATSAPP. Sobre o WhatsApp Business. FAQ WHATSAPP. Disponível em: https://faq.whatsapp.com/641572844337957/ Acesso em: 30 set. 2023
SAS. Processamento de Linguagem Natural: O que é e qual sua importância? SAS, 27 jul. 2023. Disponível em: https://www.sas.com/pt_br/insights/analytics/processamento-de-linguagem-natural.html Acesso em: 30 set. 2023
BLIP. Como o Design Conversacional pode melhorar a comunicação do seu bot? BLIP, 23 nov. 2023. Disponível em: https://www.blip.ai/blog/chatbots/design-conversacional Acesso em: 30 set. 2023
PROVA FÁCIL. Text to Speech: Como funciona o recurso de leitura em voz alta? Prova Fácil, 15 jul. 2022. Disponível em: https://provafacilnaweb.com.br/blog/text-to-speech/ Acesso em: 30 set. 2023
MAIS RETORNO. O que é Revenue Share? MAIS RETORNO, 24 jun. 2020. Disponível em: https://maisretorno.com/portal/termos/r/revenue-share Acesso em: 30 set. 2023
LOCALWEB. Opt-in: o que é e importância no e-mail marketing. Localweb Blog,. 3 jan.2023. Disponível em: https://www.locaweb.com.br/blog/produtos/email/o-que-e-opt-in-e-importancia/ Acesso em: 30 set. 2023
MAGALHÃES, André Lourenti. O que são Web Apps? CANALTECH, 31 mai. 2021. Disponível em: https://canaltech.com.br/navegadores/o-que-sao-web-apps/ Acesso em: 30 set. 2023
MEGALEIOS. Aplicativos para causas sociais: como usar a tecnologia a favor. Megaleios. 23 abr.2019. Disponível em: https://megaleios.com/aplicativos-para-causas-sociais Acesso em: 30 set. 2023
SANTIAGO, Lucas. Cross Channel o que é e como ele funciona no seu negócio. Reev, 6 ago. 2021 Disponível em: https://reev.co/cross-channel/ Acesso em: 30 set. 2023
ROCK CONTENT. OOH: entenda o que é mídia Out of Home e por que incluí-la na sua estratégia. Rock Content, 9 ago. 2018 Disponível em:https://rockcontent.com/br/blog/o-que-e-ooh/ Acesso em: 30 set. 2023
ROCK CONTENT. O que é Branded Content e por que ele é fantástico para o marketing? Rock Content, 6 out 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/o-que-e-branded-content/ Acesso em: 11 out. 2023
CAMARGO, Gabriel. O que é CTR e como aumentar o Click Through Rate da sua palavra-chave. Rock Content, 11 jul. 2019. https://rockcontent.com/br/blog/ctr/ Acesso em: 11 out. 2023
Autentify. Fraude de tráfego falso: Identificando e evitando fraudes de tráfego em seu site de e-commerce. Autentify, 12 maio 2023. DISPONÍVEL EM: https://www.autentify.com.br/antifraude/fraude-de-trafego-falso-identificando-e-evitando-fraudes-de-trafego-em-seu-site-de-e-commerce/ ACESSO EM 03/10/2023
FIREBASE. Google Analytics. Disponível em: https://firebase.google.com/docs/analytics?hl=pt-br Acesso em: 11 out. 2023
AMARAL, Lucas. Estudo aponta que tráfego falso gerou 143 bi de dólares em receita perdida. Conversion, 6 abr. 2023. Disponível em: https://www.conversion.com.br/blog/trafego-falso/ Acesso em: 11 out. 2023
MATCHAMATCH, MATTWOJO, HICKEYS, CMCCLISTER. Monetização, envolvimento e serviços da Store. Microsoft Learn, 19 jun. 2023. Disponível em: Monetização, envolvimento e serviços da Store - Microsoft Store | Microsoft Learn. Acesso em: 11 out. 2023
KLUSAITE, Laura. O que é IP spoofing? NordVPN, Panamá, 14 out. 2021. Disponível em: https://nordvpn.com/pt-br/blog/o-que-e-ip-spoofing/. Acesso em: 11 out. 2023.
MEDEIROS, Alice. O que é O2O? Saiba TUDO sobre a estratégia! Ecommerce na Prática, Rio de Janeiro, 12 jul. 2022. Disponível em: https://ecommercenapratica.com/blog/o-que-e-o2o/. Acesso em: 11 out. 2023.
BLING. O que é O2O e como aplicar no seu negócio. Bling, São Leopoldo, 14 jul. 2021. Disponível em: https://blog.bling.com.br/o-que-e-o2o/. Acesso em: 11 out. 2023.
PUB BRASIL. Quais métricas são analisadas em campanhas OOH?. PUB Brasil. 09 jul. 2020. Disponível em: https://pubbrasil.com.br/out-of-home/quais-metricas-sao-analisadas-em-campanhas-ooh Acesso em: 11 out. 2023.
GOOGLE Implementar anúncios em vídeo puláveis. Ajuda do Authorized Buyers (google.com). Disponível em: https://support.google.com/authorizedbuyers/answer/2691733?hl=pt-BR Acesso em: 18 out. 2023.
MDN, contributors. User-Agent. 03 ago. 2023. MDN. Disponível em: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/HTTP/Headers/User-Agent. Acesso em: 18 out. 2023.
CORDEIRO, Marina. O que é ROI? Rock Content, 16 mar. 2020 Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/roi/ Acesso em: 18 out. 2023.
RAMPER. Aprenda a diferença entre métrica e KPI e saiba como aplicá-los a favor do seu negócio. Ramper Blog, 10 abr. 2023. Disponível em: https://ramper.com.br/blog/diferenca-entre-metrica-e-kpi/ Acesso em: 18 out. 2023
ROVEDA, Ugo. Data Science: O Que É, E O Que Faz Um Cientista De Dados? Kenzie, 14 abr. 2023. Disponível Em: Https://Kenzie.Com.Br/Blog/Data-Science/ Acesso em: 18 Out. 2023
FIA. Data Mining: O Que É, Para Que Serve E Tipos De Técnicas. Fia, 08 jan. 2020. Disponível em: https://fia.com.br/blog/data-mining/ Acesso em: 18 out. 2023
MAILCHIMP. O que é uma campanha de retargeting? Mailchimp. Disponível em: https://mailchimp.com/pt-br/resources/what-is-retargeting/ Acesso em: 18 out. 2023
WORKANA. O que é Interface do Usuário? Workana, Disponível em: https://i.workana.com/guias/o-que-e-interface-do-usuario/  Acesso em: 18 out. 2023
ROCK CONTENT, Redator. Conheça O RTB ou Real Time Bidding, o sistema de mídia online baseado em um modelo de leilão! Rock Content, 24 set. 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/real-time-bidding/ Acesso em: 18 out. 2023
LIMA, Mariana. Entendendo melhor o conceito de consentimento. Tripla, 15 jan. 2020 Disponível em: https://tripla.com.br/entendendo-sobre-consentimento/ Acesso em: 18 out. 2023
BONANI, Rafael. Termos de Uso o que são e para que servem. Bonani Advogados, 08 out. 2020. Disponível em: https://www.bonani.adv.br/termos-de-uso-o-que-sao-e-para-que-servem Acesso em: 18 out. 2023
IUBENDA. Consentimento x Interesse legítimo: qual é a diferença?  Iubenda. Disponível em: https://www.iubenda.com/pt-br/help/79409-consentimento-x-interesse-legitimo-qual-e-a-diferenca Acesso em: 18 out. 2023
SÓLIDES. O que é Política de Privacidade, como fazer e sua relação com a LGPD. Sólides, 10 set. 2021. Disponível em: https://blog.solides.com.br/o-que-e-politica-de-privacidade/ Acesso em: 18 out. 2023
AWARI. O que é design conversacional e qual a sua importância para UX? Awari, 04 out. 2022. Disponível em: https://awari.com.br/design-conversacional/ Acesso em: 18 out. 2023

Como referenciar esse post

NUNES, Marina. Termos do Marketing: Mobile Marketing. Marina Nunes MyPortfolio, 2023. Disponível em: https://marinanunes.myportfolio.com/termos-do-marketing-mobile-marketing. Acesso em: dd mmm. aaaa.

Outros projetos

Voltar ao topo